sexta-feira, 24 de abril de 2015

O Kit de Primeiros Socorros


No nosso dia-a-dia, a cada hora, a cada minuto, o perigo está sempre presente. Quando vamos para a montanha, não podemos esquecer que vamos para um meio adverso, onde as probabilidades de um acidente acontecer, aumentam significativamente. 

Cada montanha oculta diversos e diferentes tipos de riscos, podemos cair em buracos ou ribanceira, tropeçar em troncos e raízes, esfolar braços e pernas, ferir olhos, etc. É lógico que o kit de primeiros socorros não irá resolver um problema de acidente grave na sua totalidade, mas pode minimizar as lesões, até se providenciar o transporte do ferido, pois será o único auxilio existente, uma vez que as farmácias e os hospitais se encontram muito distantes, para se aplicar o socorro com urgência.

Por esse motivo transportar um kit de primeiros socorros na mochila pode ajudar muito. Coloca-se neste momento uma questão pertinente “o que levar no kit de primeiros Socorros?”

Fazer um kit de primeiros socorros não é uma tarefa trivial. O kit de primeiros socorros deve ser pequeno, compacto e robusto, com o conteúdo embalado em pacotes impermeáveis. Eu pessoalmente aconselho um kit como o que transporto normalmente na mochila. 

O meu Kit de Primeiros Socorros é composto pelo seguinte material:
  • Lençol térmico de sobrevivência prateada de um lado e dourada do outro. Serve para envolver a vítima conservando o calor do seu corpo.
  • Pastilhas purificadoras de água (exemplo: Clor-in). Coloca-se uma pastilha por cada litro de água e deixa-se actuar por um período de 10 minutos antes de beber a água. Estas pastilhas têm a função de destruir bactérias perigosas que se encontram em água contaminada, protegendo-nos contra as doenças por estas causadas. Pois nunca sabemos a água que vamos encontrar.
  • Luvas descartáveis, para nos protegermos de sangue e protegermos a vítima de bactérias.
  • Tesoura. De preferência com pontas arredondadas, para evitar ferir a pele da vítima.
  • Pinça. Para extrair pequenos detritos de feridas, entre outras funções.
  • Rolo de fita adesiva (fita americana), para fixar as compressas, entre outras funções.
  • Pensos rápidos, para pequenas feridas.
  • Ligaduras elásticas, de várias medidas.
  • Compressas. De vários tamanhos e suficientes para absorver bastante quantidade de sangue.
  • Soro Fisiológico em embalagens individuais, para lavar feridas.
  • Pastilhas de Magnésio (exemplo: Magnesium-OK). Para as situações de caímbras, cansaço físico e fadíga muscular.
  • Repelente de insectos, Geralmente roupa espessa protege, mas quando estiver calor não será muito confortável esta situação, pelo que sugiro o repelente.
  • Lenços triangulares. Para cobrir feridas e imobilizar membros (oportunamente colocarei um artigo sobre utilização de lenços triangulares)
  • Alfinetes de segurança (tipo alfinetes de dama) para prender ligaduras, lenços triangulares, etc.
Quanto a medicamentos apresento uma lista que aconselho a incluir no kit de primeiros socorros:

  • Paracetamol (exemplo: Ben.u.Ron). Para situações de febre, dores e cólicas. Para pessoas que pesem menos de 50 kg devem tomar até 4 vezes ao dia de 500mg, e 1000mg para pessoas acima desse peso.
  • Loperamida (exemplo: Imodium). Para situações de diarreia, cápsulas de 2mg em SOS até 6 por dia.
  • Metoclopramida (exemplo: Primperan). Para situações de vómitos. Em caso de SOS, comprimidos de 10mg.
  • Cetirizina (exemplo: Aerius). Antialérgico. Em caso de SOS até 2 vezes ao dia (este medicamento interfere com o álcool, pelo que não deve ser misturado).
Relativamente aos medicamentos, cada pessoa deve levar consigo a medicação individual de casos de doença crónica ou medicação que esteja a efectuar no momento.

Quanto ao kit de primeiros socorros, é preciso saber utilizar todo o equipamento disponível. Para isso aconselho que cada um efectue um curso de primeiros socorros ou no mínimo levar no grupo duas pessoas que tenham conhecimentos de primeiros socorros.

A lista parece extensa, no entanto tudo cabe numa embalagem pequena e esperemos que nunca seja preciso utilizar nada do seu conteúdo. Mas como todo o cuidado é pouco, boas caminhadas e muito cuidado, principalmente nas descidas e no regresso, quando já estamos todos relaxados ou cansados, pois é aí que se dão os principais acidentes.

Amadeu Barros

Os guias da Iberian Trekking têm formação na área de socorro e salvamento sendo Instrutores nessas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário